Casa da Memória

“Casa da Memória”…assim minha cliente apelidou sua nova casa no interior, em Guaratigueta, herança dos pais e reformada após nosso projeto.

Apesar da casa hoje estar mais ampla, com novo layout e itens projetados, as lembranças estão em alguns móveis, porta retrato com fotos de familia e alguns objetos mantidos.

Na nossa proposta um corredor que ligava uma sala a outra foi inutilizado como passagem e se transformou num depósito onde ela guarda as cadeiras da área externa, os brinquedos da neta e outros objetos. A entrada pra esse local está disfarçada pelos nichos da TV, numa passagem secreta.

Para nova ligação das Salas, criamos uma cobertura agregando o corredor lateral da casa e integramos a Cozinha à essa área, dividido por um balcão com banquetas.

Eu fico muito feliz de ver meus clientes felizes e com vontade de compartilhar fotos dessa transformação!!

Ancestralidade refletindo nos PROJETOS

Existe uma memória, que apesar do véu de maia, não é apagada totalmente de uma vida pra outra! E quando essa memória não é muito boa, é importante ressignifica – la, trabalhando a transmutação e o perdão, por exemplo. Mas quando essa memória te conecta com algo significativo, que te inspira, que traz uma sensação boa, pode ser que tenha um recado pra você dos seus ancestrais. Uma curiosidade é que alguns projetos meus, sem eu mesmo ter consciência na época que fiz, possuem detalhes que me conectam a um símbolo escalonado e a Chakana, símbolo andino que representa as quatro direções, a conexão entre o mundo terreno e o mundo espiritual, a harmonia e o equilíbrio entre os opostos. Deve ser por isso que apesar de ter ambição de conhecer vários lugares deste mundo, o Peru é um que está sempre me “chamando”, apesar de já ter ido 2 vezes … talvez pra eu me conectar mais e mais com as minhas origens!

Dia do Arquiteto

Hoje se comemora o dia do Arquiteto e Urbanista e eu senti de homenagear aqui com meus “filhotes” materializados na Granja Viana, em Cotia.

E dá pra ver que além de morarem muito próximo, eles são “irmãozinhos” mesmo, já que a minha forma de projetar tem características muito semelhantes, como a simetria, a proporção aurea, presença de círculo e tijolinho de acabamento.

Aproveito para parabenizar os meus colegas dessa profissão linda, que é tão ampla de conhecimento, com uma bagagem que permite atuações em várias áreas profissionais!

Arquiteta e Designer de Interiores

Como separar a função de arquiteto do designer de interiores?

É função do arquiteto projetar um espaço ou reformar mas pelo olhar integral, que quer ver a casa funcionando como um corpo sadio, bonito e harmonioso, de fora pra dentro e de dentro pra fora, ganhamos a função também de designer de interiores, extraindo todos os recursos que o espaço oferece, através do design, na melhor forma de compatibilizar o externo com interno.

Utilizar a luz natural por exemplo, através da melhor projeção da janela e das aberturas e em paralelo utilizar da luz artificial, a melhor projeção da função de iluminar e de criar efeitos.

Criar efeitos?

De luz mas também de cor, de jardim, de um ângulo, de uma forma, de um layout, de acabamentos, de vestimenta através da decoração, de um símbolo e suas intenções, da proporção de um móvel, de um objeto …de possibilitar que a vida pulse através do bem, do belo e do melhor que podemos oferecer através do nosso conhecimento.

E aí esse texto surgiu porque hoje é o dia do Designer de Interiores e como Arquiteta também me sinto homenageada nesse dia.

Que tal dar vida nova?

Ele pode ser apenas uma passagem, um corredor de serviço ou podemos dar vida a ele, criando áreas permeáveis de jardim num desenho sinuoso …

…podemos fazer um peitoril mais largo na janela da cozinha para horta em vasinhos …

…criar um pergolado onde possa subir uma primavera com flores cor de rosa para descansar numa rede sob ela…

…criar um muro verde pra ter mais privacidade do vizinho …

e quem sabe a possibilidade de se refrescar numa banheira ao ar livre sob a cobertura de telhado existente, podendo fazer toda diferença nesse calor!

Bom, por enquanto estamos em projeto, mas não resisti, quis mostrar por aqui!

Reforma, nova forma, nova vida …

Reforma, nova forma, nova vida, nova história!

Eu acredito no projeto como uma primeira ferramenta para realização do sonho.
Os elementais que cuidam do espaço a ser reformado, recebem a informação de que algo precisa mudar e se não houver resistência, a transmutação acontece.

Caso a concretização não aconteça, é certo que um passo foi dado, mesmo que no plano etérico!

Na certeza de que… tudo que queremos ver transformado no macro começa aqui, no treino com o micro.

…imitando o criador

Gosto da ideia da simetria nos meus projetos e brinco de imitar o criador através desse equilíbrio, tendo como referência a Geometria Sagrada, até mesmo quando o terreno desafia, por conta da inclinação.

Nessa ilustração de uma foto aquarelada, a porta pivotante da entrada está aberta para impactar quem por ela entrar, mostrando o céu emoldurado por uma esquadria circular, uma mandala natural, posicionada bem no centro da casa, buscando o infinito azul.

Vocação

Minha vocação! …é o que esta escrito na fita vermelha e que expande ao vento, espalhando a benção!
Essa  inclinação natural que direciona alguém para uma profissão específica, nem sempre é tão fácil de identificar para algumas pessoas.
No trabalho de harmonização oriental da casa,  baseado no Feng Shui e no equilíbrio dos 5 elementos, dá para facilitar esse processo tão necessário, na identificação do talento aliado ao propósito para satisfação pessoal e consequente prosperidade.
Como a agulha da acupuntura para o corpo, intensificar a área do elemento água, no local certo da CASA, ajudará nessa cura. Pode ser representado por uma fonte, quadro de mar, lago …  a cor azul ou preta, a forma orgânica ou ondulada e outros símbolos mais.
Harmonizar a CASA é também harmonizar o SER que nela habita e nesse cuidado com o micro, consequentemente atuará no macro, no PLANETA.
Essa é uma das minhas atuações nesse mundo, minha vocação!
Qual é a sua? O que te deixa tão feliz ao realizar, que além de ser bom pra você, é uma contribuição para o outro e para o todo?

Sequência Fibonacci

No quarto do Miguel que estamos projetando, desenhei na lousa a sequência de Fibonacci.
Nessa sequência numérica cada número seguinte é a soma dos dois anteriores .
A proporção áurea é o resultado dessa sequência numérica (1,618) e podemos encontrar nas formas da natureza, nas copas das árvores, nas folhas, nas flores, no ser humano ( rosto, corpo, mão) e em muitas manifestações de vida.
Essa é a formula da criação Divina e está disponível para que possamos utilizar e quem sabe as crianças, desse novo momento, possam aprender de forma lúdica!
Se somos imagem e semelhança dele, porque não aproveitar a sintonia e imitá- lo em nossas criações, na busca da harmonia, da beleza e da perfeição?!

Na beleza, na leveza … na arte!


Uma linha vertical encontra com uma linha horizontal e se fundem num ponto, uma se veste de canga a outra se veste de tapete, juntas convidam almofadas, garrafas, aproveitam o verde do jardim de fundo e montam um cenário.
E assim, na simplicidade, pode ser a vida, na beleza, na leveza … fazendo da intenção de um canto, um bom motivo pra criar, para fazer arte!