Os oito diagramas, símbolo mandálico

 ” Mandala significa círculo, particularmente  circulo mágico. … também denominada espaço do céu primeiro, passagem primordial e altar da consciência e vida, não está presente apenas no Oriente. Pode ser encontrada na cultura cristã da Idade Média, entre os povos nativos, como os indios Pueblo, que desenham na areia para uso ritual. Seus significados jazem na escuridão do incosciente.( Jung , 1984 )
O sistema de oito diagramas, ordenado geometricamente em forma octogonal, conforma um simbolo mandálico, podendo associar-se ao conceito budista Roda da Existência ou a Roda de Devir, ao funcionamento do cosmo,entendido como cíclico ou circular.
… De acordo com a concepção oriental, o símbolo mandálico não é apenas uma expressão, mas também atuação. Ela atua sobre seu próprio autor. ( …) a meta evidente é traçar um sulco mágico em redor do centro, que é o templo da personalidade mais íntima, a fim de (…) preservá-la (… ) ( Jung, 1984 )
O aproximar-se circundado, para o psicanalista Carl Jung, significa a delimitação de uma área sagrada, por um lado, e por outro traz a idéia de fixação e concentração : Tudo que é periférico, é subordinado à ordem que provém do centro. E ele completa : psicologicamente, a circulação seria o ato de mover-se em círculo em torno de si mesmo, de modo que todos os lados da personalidade sejam envolvidos. Os pólos luz e sombra entram no movimento circular (…).

Fonte : Feng Shui – Arquitetura Ambiental Chinesa (Carlos Solano)
1 comment
  1. Achei um comentário muito interessante e cantador saber que este símbolo tão significativo assim ! muito obrigado e parabéns pelo seu blog !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.