Arquiteta e Designer de Interiores

Como separar a função de arquiteto do designer de interiores?

É função do arquiteto projetar um espaço ou reformar mas pelo olhar integral, que quer ver a casa funcionando como um corpo sadio, bonito e harmonioso, de fora pra dentro e de dentro pra fora, ganhamos a função também de designer de interiores, extraindo todos os recursos que o espaço oferece, através do design, na melhor forma de compatibilizar o externo com interno.

Utilizar a luz natural por exemplo, através da melhor projeção da janela e das aberturas e em paralelo utilizar da luz artificial, a melhor projeção da função de iluminar e de criar efeitos.

Criar efeitos?

De luz mas também de cor, de jardim, de um ângulo, de uma forma, de um layout, de acabamentos, de vestimenta através da decoração, de um símbolo e suas intenções, da proporção de um móvel, de um objeto …de possibilitar que a vida pulse através do bem, do belo e do melhor que podemos oferecer através do nosso conhecimento.

E aí esse texto surgiu porque hoje é o dia do Designer de Interiores e como Arquiteta também me sinto homenageada nesse dia.

Reforma, nova forma, nova vida …

Reforma, nova forma, nova vida, nova história!

Eu acredito no projeto como uma primeira ferramenta para realização do sonho.
Os elementais que cuidam do espaço a ser reformado, recebem a informação de que algo precisa mudar e se não houver resistência, a transmutação acontece.

Caso a concretização não aconteça, é certo que um passo foi dado, mesmo que no plano etérico!

Na certeza de que… tudo que queremos ver transformado no macro começa aqui, no treino com o micro.

Renovar!!!

Quando a ideia é vender ou alugar, que tal oferecer para quem chega, o novo, mesmo que básico?
O novo pode ser por meio de pintura, consertos, manutenções, troca de espelho de tomada e luz, troca de maçaneta para algo mais atual.
Além de valorizar o imóvel, passa uma sensação de recomeçar do zero, sem marcas da vida de quem viveu por ali, mesmo que tenha deixado uma boa energia.
Estamos reformando um apartamento para esse fim e na cozinha vamos atuar mais intensamente, renovando os acabamentos e armários.
Fica aqui  o Depois da cozinha, em projeto, na certeza de que … tudo que queremos ver transformado no macro começa aqui, no micro.

Espaço multifuncional e seus cuidados!

O quarto, para muitos e principalmente por conta da pandemia, transformou-se em espaço multifuncional, ou seja, para o descanso, trabalho e lazer.
É preciso tomar certos cuidados, para que a saúde não seja afetada, por conta dessa mistura.
É importante que esteja bem ventilado e que tenha a presença da iluminação natural, para pontuar o ciclo das 24 horas, percebendo o amanhecer, o entardecer e o anoitecer, equilibrando nossa ciclo biológico.
Para que se possa descansar e ter uma boa noite de sono, o wi-fi deve ser desligado e o celular, se ligado durante a noite, deve ficar a uma distância mínima de 1,50 m da pessoa ou, de preferência, fora do quarto, por conta das radiações eletromagnéticas e os aparelhos eletrônicos desligados, sem nenhuma luzinha, já que ela pode influenciar e inibir a produção da melatonina, hormônio que avisa o cérebro que já é a hora de dormir.
Uma outra dica para o espaço do quarto é fazer uso de um vaso com planta, como fizemos nesse projeto. Embora exista um mito que diz que as plantas podem ser prejudiciais porque emitem gás carbônico a noite, sabemos que pelo contrário, segundo a Nasa, algumas plantas favorecem muito a saúde, podendo absorver as toxinas do ambiente, melhorando a qualidade do ar, além de deixa – lo mais bonito.

Em Obra para receber Presentes!

Esta imagem é de um projeto que fizemos e executamos, onde integramos o terraço a sala.
Fiquei com vontade de postar aqui, mesmo sabendo que a árvore de natal está totalmente fora do contexto. Mas e os presentes, será que também estão fora do contexto?
Penso que muitas perdas em geral estão acontecendo em função do Covid e da pandemia, podendo nos abalar físicamente e emocionalmente, já que acaba por nos tirar da zona de conforto e causar dor e medo.
Mas voltando aos presentes, tenho tido olhos para ver as mudanças no céu com menos poluição e consequente regeneração do Planeta por conta do nosso forçado retiro. Além disso vejo que existe uma grande oportunidade de nos reinventar, de sair dos padrões do status quo, nos impelindo a fazer diferente, como uma oportunidade de ousar, de criar e quem sabe nos permitir servir da maneira que sempre sonhamos, expandindo nosso talento fora do sistema, possibilitando recursos que nos permita liberdade financeira com uma integração mais humana.
Bom, estamos em obra, estamos numa reforma, não sei quem fez esse projeto, mas sinto que reconstruir é o caminho e eu prefiro acreditar que seja um Presente do Divino.

Ressignificar … que tal?

Estar mais em casa te convida a ressignifica -la ?
Se você ainda não fez, pode ser a hora de arrumar armários e gavetas “destralhando”, ou seja direcionando o que não serve mais, com a opção de doar, vender ou reciclar, quem sabe dando uma nova função e colocando em uso a energia parada.
Quando você faz esse trabalho, você também organiza e gera mais espaço físico e consequentemente mental, já que a casa te espelha.
Talvez seja a hora de arrumar a mesa com aquela louça e toalha guardada para ocasiões festivas e se presentear todos as refeições de maneira única e especial, levando mais beleza pra casa e pra vida.
Pode ser a hora de acender o fogo com a chegada do friozinho e quem sabe meditar observando a chama e as formas que aparecem e se você não tem uma lareira, essa da foto é uma idéia de um projeto que executamos, dando novo uso a um vaso existente e adaptando um tampo de pedra para o encaixe da lareira ecológica no centro, que também serve de mesinha.
Ah …tem tantas coisas que podem ser reaproveitadas, recicladas e que já estão aí, pertinho de você e que podem deixar sua casa diferenciada, ressignificando objetos e consequentemente a vida!

Escada Santos Dumont!

Você conhece a escada Santos Dumont?
Sim, ela foi inventada pelo mesmo criador do avião 14 Bis e ela também serve para alcançarmos alturas. Nesse meu caso aqui utilizei essa forma construtiva para ter acesso ao mezanino que compõe a suíte do casal, num patamar a 1,50 m acima do quarto.
É uma solução muito interessante, funcional e divertida, que consome metade do espaço do comprimento da escada tradicional e ainda pode, como no caso da foto, compor com o criado mudo e servir de porta livros, nos cantinhos da pisada.
Gostou da dica?

Na trindade para melhor servir!

Criar nos faz vivos, independente da área de atuação!

Fazer nossa parte, ser o diferencial no mundo de atuação para atingir quem queira receber o nosso servir é Divino e assim co- criamos, cumprindo a nossa missão na trindade de virtudes, ou seja, vontade, sabedoria e amor.
E para melhor servir, hoje minha ferramenta de trabalho para criação do Projeto de Interiores tem sido o Programa do Sketchup, dando possibilidade de criar na 3D, podendo depois ficar mais real aplicando outras ferramentas.
Estamos recomeçando, viva 2020, na disposição do servir, além de Projetos de Interiores também  na Arquitetura, na Terapia de Ambientes ( Feng Shui + Radiestesia Genética + aplicação de conhecimentos da Geometria Sagrada + Geobiologia), na Terapia Pessoal ( Radiestesia Genética com agregados pessoais + Alquimia dos 7 raios).

Dia do arquiteto

Dia 15 de dezembro foi dia do Arquiteto, era domingo e eu estava meio desconectada dessa função, apesar dela compor o tempo todo com os outros papéis.

Ter escolhido Arquitetura como formação foi a melhor opção que fiz porque estudei ferramentas para expressar minha criatividade através dos espaços e ela ainda permite uma gama de outras opções que contaram no currículo como historia da arte, estrutura, urbanismo e etc, possibilitando além de atividades que não me aprofundei muito como as citadas, poder trabalhar com que me identifico mais, ou seja, arte, design, decoração, terapia de ambientes (feng shui, radiestesia, geobiologia) compondo com qualidades relacionadas a beleza, harmonia, salubridade, conforto e bem viver.
Eternamente grata ao talento unido a formação e ao propósito nessa vida!

Para Contemplar o infinito!

Nesse nosso Projeto de residência, executado na Granja Viana, o briefing basicamente foi, uma casa para vender com 2 suítes e 2 quartos com banheiro, salas aproveitando o máximo do terreno em declive, com uma piscina com fundo infinito.

Olhando as fotos hoje, do final de obra na época, ficou uma curiosidade de saber como está a casa hoje, como decoraram, como as pessoas usufruem  do espaço criado mesmo não sido feita sob medida (projeto de casa para venda) … como eles sentem o elemento círculo, posicionado no centro, com vista do mezanino, projetada para ser uma seteira para contemplar o infinito … como … como?
Bom, cada vez mais tenho apreendido a lição do desapego, na co-criação, no cumprimento da missão e na entrega!