Um dos efeitos positivos dos telhados verdes é o aumento da umidade relativa do ar na microrregião em que está instalado, uma vez que a raiz da planta, ao absorver a água, libera vapor para a atmosfera. As plantas também retiram partículas em suspensão no ar, o que torna muito mais agradável o ambiente, como se pode verificar em parques e espaços arborizados. Outro benefício diz respeito à fotossíntese, uma vez que a retirada de gás carbônico do ar ajuda no combate ao aquecimento global. Segundo o engenheiro agrônomo Sérgio Rocha, diretor técnico do Instituto Cidade Jardim, fabricante de telhados verdes com sede em Itu, SP, para cada 10 mil metros quadrados desses elementos instalados é possível sequestrar cerca de 50 toneladas de carbono… “
Fonte : Arcoweb
Apesar da instalação exigir cuidados, principalmente com a impermeabilização da cobertura , vejo com bons olhos a implantação deste sistema, pois além de deixar a cidade mais bonita e saudável, contribui para o conforto térmico das edificações, gerando uma economia de energia com o uso do ar condicionado, bem como diminuindo a poluição atmosférica.
Outro fator importante é que as plantas retém a água da chuva e vão liberando gradativamente em forma líquida e gasosa, através de condensação na atmosfera, evitando o acúmulo rápido da água, como vem acontecendo com as enchente.