A Casa Cor, maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina, propôs, em 2009, um desafio para todos os profissionais envolvidos no projeto: apresentar as novas tendências do ramo de uma maneira sustentável. A ideia é mostrar aos visitantes que ambientes sustentáveis não são sinônimos de lugares rústicos e primitivos.
Primitivismo, pouco conforto e qualidade, falta de beleza e ausência de sofisticação. Todas essas características ainda aparecem na cabeça de muita gente quando se fala em casas sustentáveis. Para mudar essa ideia equivocada e fazer as pessoas entenderem de uma vez por todas que sustentabilidade significa, antes de tudo, inovação e criatividade para melhorar a qualidade de vida e diminuir os impactos do planeta, a Casa Cor – maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina – adotou o tema sustentabilidade para o ano de 2009.
Em parceria com o Grupo Sustentax , que é especialista em estratégias corporativas sustentáveis, o evento ofereceu assistência para todos os profissionais envolvidos na criação dos ambientes, afim de que as 14 “casas”, espelhadas por todo o Brasil, seguissem os requisitos e critérios básicos da sustentabilidade.
O resultado vai poder ser conferido pelos moradores das cidades de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Campinas, Brasília, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco e Sorocaba, a partir de maio.

As casas respiram ! Inspiram céu, sol e paisagem. Expiram sensações e sentimentos, transformados em formas e cores. As casas, assim como os homens, nascem, vivem e morrem.
É preciso construir um sistema para captação, filtragem e armazenamento de água. A captação é feita com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um tanque subterraneo ou cisterna, onde ela será armazenada. Junto a esse reservatório, é necessário instalar um filtro para retirada de impurezas, como folhas e outros detritos, e uma bomba, para levar o líquido a uma caixa d’água elevada separada da caixa de água potável. Embora não seja própria para beber, tomar banho ou cozinhar, a água de chuva tem múltiplos usos numa residência.