São Paulo rodando 457 anos

Visualizo São Paulo nestes 457 anos de existência como uma roda em constante movimento … de dia e de noite … e a vida mudando continuamente, evoluindo, morrendo e renascendo. Com um ritmo tão acelerado, São Paulo é a opção para muitos que como eu, por nascer aqui, fincou raizes, cresceu,estudou, fez familia e planejou sua atividade profissional para atender e servir esta cidade.
Além do apego a cidade Natal, como é o meu caso, existem pessoas que se instalaram em ” Sampa” pela oportunidade profissional e financeira, outros por vislumbrarem a variedade de opções em todos os setores, comercial, social, lazer, cultural e saúde … então acredito que existem muitos pontos positivos para esta escolha.
Como não podemos negar a existência de trânsito e de poluição, entendo que , a casa, como um núcleo desta roda que é São Paulo, deve proporcionar o descanso e o acolhimento necessário para ” carregarmos nossas baterias ” e o meu servir à esta cidade acontece exatamente neste ponto, buscando ferramentas para proporcionar saúde mental para seus moradores, bem como harmonia e  beleza  para os lares dos Paulistanos.

Foto : Kiko Albert

O poder da oração

Acredito na oração silenciosa contida na intenção armazenada em cada objeto, em cada parede, que ao receber uma cor, insinua oque quer manifestar, em cada forma que expressa a poderosa presença do infinito enquanto círculo, a solidez enquanto cubo e a impermanência enquanto sombra.
Mas acredito também na oração da palavra falada, que como um mantra vai impregnando de poder, de sabedoria e amor todos os átomos da matéria e da imaterialidade, com o objetivo de alimentar as sementes de compaixão, nos sintonizando com àqueles que, através da prática, conquistaram a Maestria dos corpos, libertando- se das ilusórias formas.
Longe de ser pedinte, ela, a oração, é a comunhão mais nobre, é o reconhecimento do ser Divino que está fora, como um incentivo para nosso crescimento e evolução espiritual e esta dentro intersendo comigo, com você, com o universo, em cada momento de Presença.
Nesta ilustração, o altar lá de casa.  … aproveito para agradecer todos os presentes que recebi, inclusive os ” materiais ” que compõe este ambiente e que engrandecem a minha vida de sentido.
[SLIDESHOW=51]

Presente

Eckhart Tolle no seu livro  ” O poder do agora ”  fala :  “… Quando estamos cheios de problema, não há espaço para nada novo entrar, nenhum espaço para uma solução. Portanto, sempre que você puder, crie algum espaço de modo a encontrar a vida sob a sua situação de vida. Utilize os seus sentidos plenamente. Esteja onde você está. Olhe em volta. Apenas olhe, não interprete. Veja as luzes, as formas, as cores, as texturas. Esteja consciente da presença silenciosa de cada objeto. Esteja consciente do espaço que permite cada coisa existir. Ouça os sons, não os julgue. Ouça o silêncio por trás dos sons. Toque alguma coisa, qualquer coisa. Sinta e reconheça o Ser dentro dela. Observe o ritmo da sua respiração. Sinta o ar fluindo para dentro e para fora. Sinta a energia vital dentro do seu corpo. Permita que as coisas aconteçam, no interior e no exterior. Deixe que todas as coisas ” sejam “. Mova-se profundamente para dentro do Agora. Você esta deixando para trás o agonizante mundo da abstração mental e do tempo. Está se libertando da mente doentia que suga a sua energia vital, do mesmo modo que, lentamente, ela está envenenando e destruindo a Terra. Você está acordando do sonho do tempo e entrando no Presente. “
Para ilustrar este post, foto que representa o Depois de uma pequena mudança que fizemos, eu e minha cunhada, despretensiosamente, em sua sala da casa de praia.  Um novo layout valorizou peças e objetos existentes e acrescentamos alguns novos objetos. O resultado proporcionou um olhar que aguça os sentidos plenamente, facilitando a conexão com o momento Presente !

O primeiro de 2011

Harmonia é oque de melhor podemos desejar à todos em 2011 !
Dentro da minha profissão busco soluções para oferecer esse equilibrio … a música Coração Tranquilo de Walter Franco fala da meditação na busca da harmonia … ” Tudo é uma questão de manter… a mente quieta … a espinha ereta e o coração tranquilo … de dentro prá fora …. de fora prá dentro “
… o de  ” fora prá dentro ”  é a minha contribuição !
O espaço que habitamos e vivenciamos e a maneira como dispomos o layout, a organização ( que inclui gavetas, armários ), a distribuição dos elementos ( água, madeira, fogo, terra, metal ), os símbolos, os excessos … influenciam a nossa psique, contribuindo ou prejudicando à harmonia.
Na ilustração deste post o caminho que leva ao espaço terapéutico denominado de Espaço Matrix ( já citado neste blog), sutilmente simboliza o Tao, sugerindo o equilibrio através dos opostos, o yin e o yang, e escuro e o claro, a pedra e a grama.
Veja fotos do Antes e do Depois :
[GALLERY=50]

Execução Paisagística : Estudio de Paisagismo (ver contato em Parcerias)