A ordem é a organização

 ” Organizem tudo e se organizem! Tenham zelo!
A evolução é séria e vocês já sabem disso, portanto,
 não há desculpas para negligências.
Não se percam em assuntos domésticos, o tempo não permite.”
El Morya (1990)
 Ordem, Determinação, Realização, Propósito, Ritmo … ” essas são orientações do Mestre tão atual e necessária para que nos dediquemos às prioridades em nossa vida.Cuidar dos tais assuntos domésticos é parte de nossa responsabilidade, mas é preciso ter praticidade para não nos atrapalharmos, nem ficarmos confusos em coisas que ocupem nosso tempo desnecessariamente.”
Acima foto de um Home Office (ainda sem cadeira apropriada) que projetamos para atender o casal que eventualmente trabalha em casa. Armário com porta deslizante sobre a mesa, gavetas menores para diversos e gaveta maior para pasta suspensa (documentos) ocupam os dois lados da mesa,  facilitando a organização de cada um, promovendo a praticidade no dia à dia, ” gerando mais tempo” e facilitando à realização de objetivos mais nobres.

Jardim japonês

Osho, na introdução do livro Zen, desenvolve um texto descrevendo qual seria o melhor local para a árvore do zen florescer, citando a India, China e Japão.
Ele conta que a semente nasceu na India, mas por não ter solo apropriado foi levada para China … na China a árvore cresceu, cresceu, cresceu até atingir grandes proporções mas nenhuma flor desabrochava pois necessitava de um país extrovertido e aí ela foi transplantada para o Japão e  ele descreve o porque desse merecimento :
” Observe os trajes japoneses … todas as cores das flores e do arco iris, como se o exterior fosse muito significativo … o japonês cria uma celebração partindo das coisas mais simples. Ele transforma o ato de tomar chá numa celebração. Ele se torna arte. … o japonês está sempre se movimentando em sociedade. Toda cultura japonesa esta preocupada em criar uma sociedade bonita, em criar belos relacionamentos em tudo, em cada detalhe, em lhes dar um significado. As casas japonesas são bonitas. Mesmo a casa de uma pessoa pobre tem sua beleza própria, é artística, tem sua própria singularidade. A casa pode não ser muito suntuosa, mas ainda assim, em um certo sentido é rica por causa da beleza, da disposição das coisas, por causa da mentalidade com que foi planejado cada pequeno mínimo detalhe. Onde a janela deveria ser, que tipo de cortina deveria ser usado, como a lua deveria ser invocada da janela, e de que local. Coisas bem pequenas, mas todo detalhe é importante “
Gostaria de deixar minha homenagem ao Japão, através das palavras deste místico contemporaneo, desejando que o país e seu povo possam vibrar novamente o florescer em todos os aspectos.
Acima, imagem da mesa com jardim japonês, criada por mim e pela arquiteta Regina Mauper.

É sábio reconhecer !

Tive o privilégio de receber este atestado de reconhecimento acima pelo trabalho executado, não somente eu, mas toda equipe (desenhista, empreiteiro, ajudante, pedreiros, pintores, jardineiro, paisagista, marceneiros, serralheiro e etc… ) que se empenhou em transformar o espaço que outrora serviu como lazer para família, em um espaço profissional, que visa, através das relações humanas à busca da unidade do ser.
Se a obra e sua execução foi um experimento para o trabalho que a facilitadora Fátima Lee se propõe atualmente, podemos dizer que foi um sucesso ! Não que não tenham ocorridos problemas, mas a maneira de encarar as surpresas e acontecimentos com serenidade, o relacionamento positivo com as pessoas que serviram o espaço, sem falar do café e do bolinho oferecido todos os dias, e pelo reconhecimento de cada ser com seus talentos natos, bem como com suas dificuldades naturais.
Todos trabalharam alegres, com boa vontade, certos de que com seu potencial estimulado poderiam oferecer o melhor … obvio que todos os átomos que compõe a matéria do espaço estão impregnados de amor e de gratidão.
Aprendi muito com tanto amor e sabedoria !!! … fica o exemplo !

Foco na prioridade

Harmonia !
Trabalhar para ela requer mudanças externas e internas. Externas, baseado na área profissional que atuo, significa mudanças às vezes mais radicais, como demolições e construções e mais leves, como alterações no layout, aplicação de uma cor, de uma textura, de um gráfico, de um objeto e organização em geral ( gavetas, armários, espaços ) para que a vida flua com mais praticidade. Praticidade, neste momento de nossas vidas é muito importante, já que o tempo voa e somos obrigados à priorizar com atitudes mais acertivas e sintonizadas com nossa essência Divina, eliminando tudo o que é supérfluo. Às vezes não temos consciência de que para alimentarmos nosso ego, dispensamos muita energia e tempo, enaltecendo nossa personalidade e até desempenhando ilusoriamente papéis” bondosos e espirituais”, porém deixando de lado o fluir da nossa verdadeira participação e contribuição nesse universo, sem barreiras, outrora baseadas  na moralidade, no pecado, no medo e na culpa.
Observo que a casa que habitamos exterioriza o padrão energético dos moradores e alterando esse pulsar para harmonia, travas são eliminadas e coisas inesperadas acontecem, muitas vezes, à princípio, contrário ao que entendemos como harmonia.
A maturidade e a inocência recuperada trazem o caminho evolutivo e quem estiver preparado irá em busca de seu propósito maior, vivenciando com o presente o seu verdadeiro motivo de manifestação.

” Rir é o melhor remédio ! “

A ilustração do post mostra, ainda em projeto, uma sala que ao perder as paredes que a limitavam, expõe a TV como foco principal. Aproveito então a tela para passar a mensagem” Rir é o melhor remédio ” ( imagem Espirito Brincalhão da carta do Tarô Zen,de Osho) inspirada na matéria ” Elixir do Riso ” da revista Bons Fluidos deste mês que diz : ” O riso é um medicamento 100% orgânico, gratuito e contagiante, idealizado pela fisiologia humana para ser consumido sem moderação. Ele relaxa o corpo e a mente, fortalece as defesas do organismo, melhora a circulação e a pressão arterial e libera endorfina, hormônio que promove uma sensação de bem estar geral, afirma o médico e homeopata Eduardo Lambert. … O êxtase proporcionado por uma bela risada é imediato. Não precisamos de mais nada pelo resto do dia. De toda forma, não custa listar o que a ciência andou descobrindo sobre o assunto. Cardiologistas do Centro Médico de Maryland, Estados Unidos, comprovaram que a serotonina, neurotransmissor relacionado ao bem estar, liberada pelo riso protege o coração contra o infarto, trombose e acidente vascular. Do outro lado do globo, cientistas japoneses ligados à Universidade de Tsukuba verificaram a queda da taxa de glicose em sucessivos grupos de diabéticos convidados a se regozijarem com apresentações teatrais cômicas. O ato de rir ainda se configura como a mais prazerosa das ginásticas. A cada 15 minutos de prática, queimamos  40 calorias, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos.”
Então se o foco é a Tv, vamos selecionar mais filmes e programas que proporcionem a alegria, o entusiamo e … muito riso !