Meditação

meditar” A palavra meditação vem do latim, meditare, que significa voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si. (…) A meditação costuma ser definida das seguintes maneiras:

  • * um estado que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos;
  • * prática de focar a mente em um único objeto (por exemplo: em uma estátua religiosa, na própria respiração, em um mantra);
  • * uma abertura mental para o divino, invocando a orientação de um poder mais alto;
  • * análise racional de ensinamentos religiosos (como a impermanência, para os Budistas)

É fácil se observar que nossas mentes encontram-se continuamente pensando no passado (memórias) e no futuro (expectativas). Com a devida atenção, é possível diminuir a velocidade dos pensamentos, para se observar um silêncio mental em que o momento presente é vivenciado. Através da meditação, é possível separar os pensamentos da parte de nossa consciência que realiza a percepção. (…) É possível obter total descanso numa posição sentada e por conseguinte atingir maior profundidade na meditação assim dissolver preocupações e problemas que bloqueiam sua mente. “

Fonte :Wikipédia, a enciclopédia livre.

Observo que cada vez mais as pessoas tem procurado a paz, além de um sentido para suas vidas, através das práticas espirituais e da meditação. O altar ou um espaço zen para meditação já está fazendo parte do programa do projeto de interiores de alguns clientes e a foto acima demonstra que até mesmo um canto do escritório da casa pode cumprir esta função.
No destaque, Mandala da artista Wania Rodriguês  011 9121 52 03  e Futons da Morumbi Decor  011 3721 50 58 .

“Peixe leão da coruja”


Feriado de carnaval na praia, com sol … sem chuva e com sossego … parece piada, mas foi real. No litoral Norte de São Paulo, na praia de Santiago isto foi possível, sem barulho, com bastante espaço entre os guarda-sóis e paisagem exuberante.
Com o calor que fez, só dentro da água … água do mar … água da piscina … água de chuveirada … água dos peixinhos e das tartarugas que vi no mar transparente, através da máscara de mergulho e vivenciei o silêncio, a paz, o colorido proporcionado pelos cardumes … e num vislumbre a mente trouxe a tela dos peixinhos apaixonados, denominada ” Peixe leão da coruja “, do artista Paulo Balsini … e coincidentemente lembrei que era o dia do seu aniversário, 16 de fevereiro… e resolvi então homenageá-lo neste post.
Na foto acima o destaque da recepção do escritório vai para a tela ” Peixe leão da coruja “ que com seu colorido evoca alegria com leveza.
Aproveitando a foto, podemos visualizar o layout da recepção composto por sofá da Morumbi Decor, portas com roldanas da marcenaria Arte Bella, cortina romana da Lady Decorações e tapete com fibra sintética, próprio para terraço e varanda da Cia das Fibras.

“Making of ” do quarto azul

Esta suite, em abril, vai integrar as páginas da revista  ” Projetos para Quartos ” da editora On Line.
O conceito deste projeto arquitetônico é a integração do quarto, banheiro, jardim, sala de meditação e varanda; com revestimentos com cores neutras, para que, almofadas, manta e quadros, hoje em tons de azul, possam ser alterados facilmente, criando versatilidade para decoração.
Tive o prazer de receber as jornalistas Tayla Cardoso e Luciana Bouhid e o fotógrafo André Wittner da equipe da editora e as fotos abaixo contam um pouco do ” making of “.

” Cowparade “

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Yg0kTMZlBHo[/youtube]
Desde o dia 22 de janeiro está acontecendo uma exposição a céu aberto em São Paulo denominada Cowparade. Estão  expostas, em vários pontos da cidade, vacas de fibra de vidro, pintadas por artistas.
Adorei o novo colorido que a cidade ganha com esta iniciativa, bem como a mensagem implicita na arte que cada uma carrega … em especial a ” Vácarbono embora ” do paisagista Marcelo Faisal, a vaca sustentável que faz referência ao desmatamento exagerado que é necessário para o cultivo da espécie.