Jardim Vertical


 Patrick Blanc  é o inventor do  jardim vertical, transformando concreto em vegetação e uma integração perfeita entre a natureza e a arquitetura.
Botânico nascido em 1953, inventou uma técnica que permite que seus jardins verticais sejam tão leves que possam ser instalados em qualquer tipo de parede, a rega e fertilização são automatizados. Além de ser ecologicamente correto, funcionam como isolante térmico e  purificador do ar.
A Patricia Maia, leitora do nosso blog comentou que viu na Holambra, na Gardenfair um bloco cerâmico para jardins verticais da Green Wall Ceramic e achou o resultado maravilhoso. O site é http://www.greenwallceramic.com.br … então aproveito para também compartilhar com vocês.
Vamos colocar mais verde em nossas casas … na nossa cidade … no nosso planeta !!!

…que venham as festas !


 
 
 ” – Temos um terraço grande no pavimento superior, com uma linda vista, mas em dias de festa nossos convidados precisam entrar na área íntima ( quartos ) para usufruir deste espaço ??? “
… Não … vamos aproveitar a laje sob a entrada principal e acrescer uns 90 cm para ter acesso à laje do terraço.

E então, nos dias de festa, os convidados além de terem acesso ao térreo e a área de lazer com churrasqueira integrada a cozinha, terão também acesso ao terraço superior pela escada metálica, situada no corredor externo à casa … e a área intima de vocês fica preservada.

Eba … que venham as festas !!!

Espaço Matrix

Neste projeto, a sintonia com a amiga e cliente Fátima Lee foi tão grande que o processo criativo revelou toda essência do trabalho dela … confessado por ela posteriormente, como mostramos no final deste texto. 
Em busca de um espaço para atendimento terapêutico, totalmente  independente da casa, Fátima sugeriu a execução da construção sobre vigas existentes para manter sob as mesmas o espaço da churrasqueira. Essa proposta ficou inviável, levando em conta que as vigas existentes não foram projetadas para receber peso excessivo, bem como a inadequação do espaço inferior, que também necessitava de reforma, já que em dias de chuva ” virava uma piscina “. Sugeri aproveitar o espaço existente sob as vigas de concreto para o uso profissional, mas solucionando o problema do alagamento, criando um muro de arrimo com impermeabilização para sustentar a terra acrescida da proposta, porém eliminando o acesso que era feito por uma escada, onde também dava passagem as águas. Com isso foi preciso criar uma nova entrada , bem como projetar um novo espaço para o lazer da familia com churrasqueira, isolado da vista dos pacientes.
Então, com um trabalho paisagístico, fizemos um desenho do tao, o yin e o yang com grama e pedriscos ( na terra acrescida)…um convite para o paciente adentrar o espaço com harmonia, com sugestão de uma parada meditativa sob uma árvore frondosa.

Posteriormente, um caminho é direcionado para o alto, através de dois degraus ( criamos uma laje, entre as vigas e passamos por cima do referido espaço )… e uma ponte encaminha para outra margem … lá de cima podemos visualizar à frente um espaço Sagrado ( o novo espaço projetado tem duas funções … na frente o altar da Kuan Yin e atrás da parede, o espaço lazer) a princípio apenas contemplamos … tudo indica que o Divino está presente …temos permissão para descer para o aprofundamento … para descoberta da missão, do talento nato … da cura … da verdade …

Agora sim … a jornada pode começar … projetada sob vigas de concreto, onde a luz é filtrada pela cobertura de vidro e bambu, o espaço recebe  com uma mandala no portal, nos indicando o trabalho na busca do self. O caminho é circular no sentido horário, baseado na filosofia do feng – shui.
Então vamos caminhar neste espaço que visa o trabalho terapêutico, dentro da missão da Fátima Lee … entramos pelo guá do trabalho ( elemento- água ) que representa aprofundar-se em busca da missão … em seguida no sentindo horário temos conhecimento que representa o estudo no desenvolvimento do tema baseado no talento nato …. familia ( elemento – madeira ) representa o desbloqueio de padrões impostos e a bagagem ancestral … prosperidade nada mais é do que espalhar o darma … sucesso ( elemento fogo) representa a realização … relacionamento é compartilhar com o outro … criatividade ( elemento metal ) é o resultado do compartilhamento … amigos … são novos projetos, insights … recomeçar, lembrando que no centro deste círculo, onde caminhamos energicamente os guás citados acima, está o self, o Eu Sou, o ponto de equilibrio, a força para o movimento, a verdade … a saúde.

Depois do trabalho realizado com o paciente, dentro do cronograma determinado, este espaço que recebe e harmoniza convida para atravessar o portal da mandala novamente, mas agora para o exterior. O ser que vivenciou o trabalho terapêutico, ciente da unidade, se prepara para subida … sobe para outra margem .. fortalecido … harmonizado … pronto para recomeçar.
No dia seguinte da reunião da entrega do Ante- Projeto recebo um e-mail  :

“Cá, querida … palavras não podem expressar …
… Está perfeito e em total sincronia e sintonia!
 Todo o trajeto detalhado por você (a entrada, a subida, a ponte, o vislumbrar o sagrado, o mergulho à essência para a revelação do Ser Essencial e o retorno do interno para o externo), reflete exatamente toda a essência do meu trabalho!
 
Namastê
Um beijo carinhoso
Fá.
PAZ e LUZ “
 
 

Recanto dos tucanos

 

No post do dia 29 de novembro de 2009 deste blog,  falamos da reforma de  uma chácara e fizemos uma homenagem aos executores da mesma.
Hoje nomeada de Recanto dos Tucanos, mostramos que a transformação ocorreu de fato, possibilitando maior integração da casa existente ( agora pintada de branco  com esquadrias em verde ) com o lazer que a piscina e  a cozinha com churrasqueira e forno à lenha propiciam, mas principalmente com a natureza.
A varanda existente da casa foi revestida com um deck de madeira e criamos uma passarela que atravessa sobre a raia da piscina para outra margem com acesso a um novo deck sob árvores frondosas existentes, que possibilita visualizar a Mata Atlântica, bem como a proximidade de pássaros como pica-pau, tucano e até esquilos.
Abaixo da casa, no nível hoje da piscina, existia um espaço escuro, com pé direito baixo com uma churrasqueira e salão de jogos, na qual os clientes não sabiam oque fazer com aquele lugar pouco convidativo e me pediram para criar, em outro lugar, um espaço para churrasco e cozinha com forno à lenha. Mas acreditei na transformação, mesmo porque não me conformava com o desperdício de espaço e com o custo para uma nova construção. O resultado após reforma nos deixou ( clientes e eu ) muito satisfeitos, já que conseguimos abaixar em 25 cm o piso existente para um pé direito mais agradável, mais aberturas para maior claridade e um bom layout. Naquele mesmo espaço outrora escuro e feio, temos  hoje, cozinha com todos os equipamentos necessários ( lava-louças, refrigerador, cooktop), churrasqueira, forno à lenha, local para pequenas refeições, salão de jogos e banheiro. Para eventos maiores que acontecem na chácara foi criada uma laje que dá continuidade à este espaço, que comporta até 20 pessoas sentadas sob sua sombra.
Projetamos também uma cisterna no mesmo alinhamento da piscina para acumular água colhida das chuvas para aproveitar na rega do pomar e da horta da chácara.
Veja a transformação com fotos do antes e do depois :
ANTES :

DEPOIS