Espaço multifuncional e seus cuidados!

O quarto, para muitos e principalmente por conta da pandemia, transformou-se em espaço multifuncional, ou seja, para o descanso, trabalho e lazer.
É preciso tomar certos cuidados, para que a saúde não seja afetada, por conta dessa mistura.
É importante que esteja bem ventilado e que tenha a presença da iluminação natural, para pontuar o ciclo das 24 horas, percebendo o amanhecer, o entardecer e o anoitecer, equilibrando nossa ciclo biológico.
Para que se possa descansar e ter uma boa noite de sono, o wi-fi deve ser desligado e o celular, se ligado durante a noite, deve ficar a uma distância mínima de 1,50 m da pessoa ou, de preferência, fora do quarto, por conta das radiações eletromagnéticas e os aparelhos eletrônicos desligados, sem nenhuma luzinha, já que ela pode influenciar e inibir a produção da melatonina, hormônio que avisa o cérebro que já é a hora de dormir.
Uma outra dica para o espaço do quarto é fazer uso de um vaso com planta, como fizemos nesse projeto. Embora exista um mito que diz que as plantas podem ser prejudiciais porque emitem gás carbônico a noite, sabemos que pelo contrário, segundo a Nasa, algumas plantas favorecem muito a saúde, podendo absorver as toxinas do ambiente, melhorando a qualidade do ar, além de deixa – lo mais bonito.

Criando cenários!

Você cria cenários na sua casa?
Falo do resultado que a vibração da composição de objetos com cores e luzes pode favorecer na criação de um clima, bem como a soma dos elementos que instigue o sensorial além do visual, ou seja, a música, o aroma, a intenção e o próprio movimento que a natureza proporciona na cena, seja através do vento batendo nas folhas das árvores lá fora, do cantar dos pássaros, do fogo na vela, na lareira, na água da fonte.
É uma delícia propor algo que facilite vivenciar o ser e estar, no momento presente, no aqui e no agora!

Elemento Fogo.

Quando falamos na harmonia do 5 elementos dentro de um espaço, estabelecemos suas presenças através de símbolos e cores ou através dos próprios, ou seja, com a água, madeira, fogo, terra e metal no lugar estabelecido para o ciclo criativo.
Nesse caso da foto utilizamos a cor laranja para intensificar elemento fogo necessário nesse determinado local da casa, que pode, através dessa filosofia, colaborar na realização dos projetos de vida em equilíbrio com outras áreas.
Porque tudo que queremos ver transformado no macro, começa na harmonia e nas transformações pessoais, no micro.

Trigramas e os elementos!

Trigramas são desenhos que correspondem as oito possibilidades de combinação de yin e yang, em três linhas.
Elas são elementos que estruturam o oráculo chinês chamado de I Ching.
No caso da ilustração, desse projeto que fizemos, a ideia foi intensificar o elemento ÁGUA, que corresponde a uma linha inteira, no meio de duas linhas cortadas externamente.
O pé direito alto possibilitou destacar essas peças feitas em marcenaria, compondo com outros elementos de madeira do projeto e facilitando mais harmonia, na integração com outros elementos.

Na harmonia com os 5 elementos!

Para medicina chinesa existem cinco elementos que respeitam uma ordem de fluidez, podendo facilitar mais saúde e harmonia.
O elemento ÁGUA alimenta a Madeira que por sua vez gera o FOGO que cria a TERRA, que por sua vez gera o METAL que conduz a ÁGUA num ciclo criativo.
☯️
No ciclo destrutivo a ÁGUA apaga FOGO que derrete o METAL, que corta a MADEIRA, que suga a TERRA, que absorve a ÁGUA. Tendo consciência que cada elemento rege um determinado órgão, estação, sentimento e guá, é importante que exista equilíbrio nas nossas casas através desse princípio e o Feng Shui atua exatamente nisso.
Uma das minhas formas de estar em harmonia, além da meditação, é “vestindo” a camisa do Tao, nas práticas do Taichi, eventualmente nas orientações do oráculo I Ching, servindo e usufruindo com a terapia da casa baseado nos conceitos do Feng Shui e na Acupuntura, na Radiestesia Genética..
☯️
E você, como busca a harmonia na sua vida, principalmente quando surgem adversidades?