O quarto e seus conceitos

Quero ressaltar nesse post a importância do quarto e de onde colocamos o corpo para repousar.
No feng – shui, falamos que o layout é muito importante, já que na cama, devemos nos sentir protegidos e com o domínio de visão da porta de entrada, sem que os pés fiquem no mesmo alinhamento da mesma. Não deverá haver espelhos que reflitam a pessoa dormindo, para que o descanso do corpo e da alma seja efetivo.
Na radiestesia, onde dormimos é importante também, já que permanecemos muito tempo sobre a emanação energética daquele mesmo ponto da terra e devemos ter a análise de um radiestesista para saber se o ponto em questão, pode ser maléfico para nossa saúde, por conta de veios d´agua, esgotos, material em decomposição, emissão de gases, tensão elétrica ou outros.Segundo a radiestesia genética não é necessário mudar a cama de lugar ou mudar de casa, caso haja uma energia telúrica desfavorável… Existe um trabalho específico com gráficos  e cristais que energizam e neutralizam não somente o local da emanação, mas a casa como um todo e seu entorno.
 Na decoração, o importante é ter harmonia, evitando excessos de elementos que causem excitação visual e cores muito intensas que não permitam o descanso. Se houver espaço para uma estante, como nessa ilustração do post, que os objetos estejam organizados e façam parte do universo de paz e tranquilidade, evitando objetos que lembrem trabalho, responsabilidades ou imagens em quadros ou porta – retratos que reflitam sensação de tristeza, saudade ou inadequação.Gosto dos composês de tecidos e costumo neutralizar o tecido da colcha, colorindo o quarto com almofadas, manta e poltrona com floral, listrados e lisos.

Design São Paulo

Aconteceu na Oca, no Parque do Ibirapuera, do dia 15 ao dia 19 de junho, o primeiro Salão de Design high end realizado no Brasil – Design São Paulo. Com o objetivo de criar uma troca de idéias e conceitos Design São Paulo reuniu um time de profissionais brasileiros e internacionais para discutir o design- arte por meio de seminários, workshops, exposições e um espaço reservado para galerias e lojas de design.
Inspirada pelo Salão, busquei no meu arquivo o que chamo de Projeto de design arquitetônico em pequena escala … uma mesa por exemplo tem uma função específica e pode atuar também como uma peça artística, cumprindo as atribuições de estética e funcionalidade, como num projeto em escala maior.
Para ilustrar este post, a Mesa Carlamago Two foi criada para atender a função de apoio para Sala do Home theater, para uma refeição na frente da Tv e para acomodar os futons que dão um colorido à peça e versatilidade estética … quando o futon muda de roupa … a mesa também muda e assume uma nova versão … e dependendo do tecido ela pode parecer romântica, moderna, clássica, alegre … sóbria … oque a preferência ou estado de espírito mandar !
Gostaria de exaltar aqui o belíssimo trabalho de execução da marcenaria Arte Bella.

Nas asas da imaginação

Pedro, meu cliente de apenas  9  anos já sabe oque quer da vida … é da vida pode ser exagerado, mas do seu quarto ele sabe muito bem, oque já é um sinal que ele tem objetivos claros e que é bem determinado.

” Quero um painel grande de madeira que eu possa pendurar meus bonês, minha mochila e colocar os meus 2 skates. Quero alguma parede preta, um adesivo de surfista grande e um local onde eu possa colocar imã com anotações e fotos.”
A mãe, preocupada com os estudos, fala da bancada para tal e pede um local para guardar as caixas de plástico com carrinhos e miudezas do menino.
Pedro gosta de esportes, então lembramos que é importante ter um local p/ guardar as bolas.
Percebi, na nossa reunião a 3 … eu, Pedro e sua mãe, onde foi passada  a mim o programa de necessidades para o apartamento, mais precisamente, salas e 3 quartos, a participação efetiva dele, dando sugestões de layout , acabamentos e cores e não tive dúvidas de convidá-lo para estagiar comigo futuramente , se essa for sua aptidão e talento.
Nas asas da imaginação e também do porta bonês ( observar ilustração acima), está coincidentemente a àrea da criatividade, no mapa do feng shui específico para o quarto do Pedro … mais um convite para alçar vôos e  … criar … criar … criar !

Um mergulho na águas profundas

 

 

Temos no Feng Shui, mais especificamente no Baguá (mapa do feng shui) , um Guá chamado TRABALHO, além da existência de mais 7. Vamos falar um pouco dele hoje, baseado no livro do arquiteto Carlos Solano :  Feng Shui – Arquitetura Ambiental Chinesa. Estamos falando então da Missão, Destino e Carreira e do trigrama K´an ( símbolo expresso na ilustração acima ) que significa águas profundas.

” … Assim entendemos a Missão como uma metamorfose da substância do ser, a potencialização de um destino. Mais do que a relação com a Carreira, indica a aceitação de si. Compreender e aceitar a si próprio é o mesmo que revelar a Missão, a vida verdadeira, o destino. Vida verdadeira é como a água : em silêncio se adapta ao nível inferior que os homens desprezam. Não se opõe a nada, serve a tudo. Não exige nada, porque sua origem é da Fonte Imortal, escreveu Lao Tsé. Evidentemente, um bloqueio no âmbito desse setor de ação afeta todos os demais. Para o pensador chinês Lin Yutang, o problema da realização e da felicidade relaciona-se com a coragem de ser natural, de aceitar a si mesmo. A missão poderia também representar o momento da entrada do individuo da roda da existência humana com todo o seu potencial : a água é uma imagem do inconsciente; ela amorfa mas fertilizadora, uma fonte potencial de força. … ela sugere uma transmutação dos elementos ” normais ” da personalidade (dos seus padrões limitados ) em valores de vida acima daqueles que interessam á maior parte dos homens. Algo de mais profundo, mais autêntico, que ainda não tem fisionomia definida, exige ser reconhecido. “
Intensificar esse setor tão importante em nossas vidas nos facilita na descoberta ou na reafirmação do talento nato, do nosso potencial , que pode ser expresso através do simbolismo do próprio elemento água, da cor preto, de formas sinuosas (onda), pelo número : 1 … pelo trigrama K´an – água ,( como na foto acima ) em local que o baguá indicar como sendo esse setor.