Horta mandala

Hortas de formato circular ainda não são muito comuns, embora a idéia de fazê-las assim tenha mais de 30 anos. Ganhou atenção na década de 1970, com o movimento de permacultura, criado pelo ambientalista Bill Mollison, na Austrália. Ele preconizava outra forma de dispor as espécies vegetais, mais de acordo com o ecossistema. Com a crescente preocupação envolvendo a natureza, esse conceito adquire fôlego novo e se espalha entre os agrônomos.Esse tipo de horta economiza água, trabalha com a diversidade de plantas, aproveita melhor o espaço, usa apenas fertilizantes orgânicos e poupa o solo.
No quintal, você pode fazer uma horta seguindo alguns dos princípios da mandala. Os agrônomos Marcelo Martins e Flávio Chueire sugerem:
* Prepare o terreno deixando-o sem entulhos e ervas espontâneas… com compostos orgânicos ou esterco animal curtido.
* Trace com um barbante o raio de sua mandala…tanques no centro são utilizados em hortas maiores, com raio de 20 metros.
*Em áreas menores utilize no centro uma espiral de ervas com temperos. A idéia é que sejam degraus. A espécie que precisa de mais água deve estar na parte mais baixa. Comece com o alecrim, manjericão, melissa e hortelã. Alecrim na parte alta, pois precisa de menos água.
* Em volta da espiral, crie um canteiro (1 metro de largura) circular de alface intercalado com cenoura e outra faixa de rabanete. Deixe espaço entre a espiral e o canteiro para circulação. O ideal é que a cada 80 centímetros de canteiro exista uma passagem. Renove a combinação de plantas com salsa e cebolinha, por exemplo. A rotatividade é para não esgotar os nutrientes.”

 Fonte : Bons Fluidos setembro 2007

Sou fã de mandala ( do sanscrito = sagrado ou círculo mágico) por sua beleza e pelo seu potencial de harmonizar. Aliar estes atributos, na horta mandala, à  eficiência na produtividade e contribuindo com a saúde do planeta … é tudo de bom !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.