A representação do cosmo

 
O cosmo, segundo a filosofia chinesa é composto de 5 elementos : Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Na composição de um ambiente, sugere-se envolver todos os elementos, criando a própria representação do cosmos.
O elemento dominante gera a personalidade do ambiente, seja pela vontade de ser do individuo que habita ou para representar uma determinada função. Num ambiente formal, por exemplo, predomina as referências do elemento terra ( peças de cerâmica, cor terra ), num ambiente calmo, introspectivo … predomina o elemento água ( peças em vidro, o próprio elemento), num ambiente vibrante … o fogo ( cor vermelha ), num ambiente impessoal … elemento metal ( paredes branca, o próprio elemento), num ambiente flexível …a madeira ( móvel de madeira, vegetação ).
Segundo Bueno : ” A polarização que exerce um tom único, sobretudo se for intenso, torná-se-á agressiva ou desequilibradora a longo prazo ” , portanto tomar cuidado com o excesso do elemento madeira … ele ataca o estômago ( terra ), o excesso de terra … ataca os rins ( água )… o excesso de fogo … ataca os pulmões ( metal ) e o excesso de metal … ataca o fígado ( madeira ).

Fonte : Feng Shui- Arquitetura Ambiental Chinesa ( Carlos Solano )
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.