Pavimentação sustentável

” Todo ano o verão chega trazendo tempo quente, muitas nuvens e apreensão.Nas grandes cidades brasileiras, chuvas fortes causam medo e inundações. Com o excesso de asfalto, a água não é absorvida e as enchentes se alastram.Para estudar formas de reduzir o impacto da pavimentação , um simples estacionamento virou laboratório. Pesquisadores da Poli- Escola politécnica da Universidade de São Paulo testam o asfalto que é poroso e absorve a água .
Entrevista com José Rodolfo Martins-Professor da Escola Politécnica da Usp:
 Essa é uma solução que vai dar sustentabilidade, que vai garantir uma eficácia, garantir uma vida útil mais longa para as obras, para os investimentos que se fazem em obras de drenagem.
O asfalto permeável já é comum fora do Brasil.Por aqui ele é usado para cobrir o asfalto convencional em obras como o rodoanel, anel viário de São Paulo.Assim, é possível evitar a formação de lâminas de água na pista e até a aquaplanagem.A novidade é que o teste do revestimento permeável como único material para pavimentação.
O asfalto poroso foi colocado sobre uma camada de 35 centímetros de pedras, um cano perfurado que funciona como um dreno e por último fica uma manta de borracha.
Entrevista com José Rodolfo Martins-Professor da Escola Politécnica da Usp:
 A água ,que penetra no revestimento e fica armazenada no vazio das pedras, é liberada lentamente através de tubos que ficam abaixo da camada. são tubos perfurados que chamamos de drenos,como o que se usa em campos de futebol para retirar a água que cai sobre o gramado. Essa água sai lentamente e vai para o sistema de drenagem, as galerias de drenagem, as bocas de lobo.
Segundo a pesquisa da Poli-Usp, o efeito de absorção do asfalto permeável é superior até mesmo a pisos naturais como argilas, comuns nos solos de São Paulo.Os resultados mostram que a eficiência do material é parecida com a da areia das praias.
Os pesquisadores perceberam que esse tipo de asfalto tem algumas desvantagens.Uma delas é o preço que chega ser 22% mais caro do que o asfalto comum.Outro problema: ele é frágil e não suporta o tráfego pesado, por isso ainda não é indicado para grandes avenidas e estradas.
Entrevista com José Rodolfo Martins-Professor da Escola Politécnica da Usp:
 Esse daqui é muito apropriado para áreas como esta, um estacionamento de veículos, para ruas residenciais, aquelas onde só vai o veículo dos moradores, o caminhão de lixo, o caminhão de gás.
No laboratório à céu aberto, os testes permanecem.Os cientistas querem agora analisar como o revestimento se comporta com o fluxo de veículos. Em parceria com a prefeitura da capital paulista a idéia é propor a utilização do asfalto permeável em grandes estacionamentos e áreas de movimentação de veículos de carga.Pavimentar a cidade com menor prejuízo ao meio ambiente.”

Entrevista com José Rodolfo Martins-Professor da Escola Politécnica da Usp ( Fonte : Tv Cultura – Reporter Eco )
Ilustração : Don MaK
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