Jardim japonês

Osho, na introdução do livro Zen, desenvolve um texto descrevendo qual seria o melhor local para a árvore do zen florescer, citando a India, China e Japão.
Ele conta que a semente nasceu na India, mas por não ter solo apropriado foi levada para China … na China a árvore cresceu, cresceu, cresceu até atingir grandes proporções mas nenhuma flor desabrochava pois necessitava de um país extrovertido e aí ela foi transplantada para o Japão e  ele descreve o porque desse merecimento :
” Observe os trajes japoneses … todas as cores das flores e do arco iris, como se o exterior fosse muito significativo … o japonês cria uma celebração partindo das coisas mais simples. Ele transforma o ato de tomar chá numa celebração. Ele se torna arte. … o japonês está sempre se movimentando em sociedade. Toda cultura japonesa esta preocupada em criar uma sociedade bonita, em criar belos relacionamentos em tudo, em cada detalhe, em lhes dar um significado. As casas japonesas são bonitas. Mesmo a casa de uma pessoa pobre tem sua beleza própria, é artística, tem sua própria singularidade. A casa pode não ser muito suntuosa, mas ainda assim, em um certo sentido é rica por causa da beleza, da disposição das coisas, por causa da mentalidade com que foi planejado cada pequeno mínimo detalhe. Onde a janela deveria ser, que tipo de cortina deveria ser usado, como a lua deveria ser invocada da janela, e de que local. Coisas bem pequenas, mas todo detalhe é importante “
Gostaria de deixar minha homenagem ao Japão, através das palavras deste místico contemporaneo, desejando que o país e seu povo possam vibrar novamente o florescer em todos os aspectos.
Acima, imagem da mesa com jardim japonês, criada por mim e pela arquiteta Regina Mauper.

3 comments
  1. Lindo Cá!… e citando o poeta: ” a poesia tem um lugar: o oriente do oriente do oriente do…” bjs do seu querido.

  2. Maravilhoso, parabéns pelo trabalho!

  3. Adoreeei caca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.