Escritório em casa

 ”   A tendência atual de trabalhar na própria casa traz várias vantagens, como a redução de gastos, redução da circulação de automóveis na cidade( também uma boa medida ecológica) e, na maioria das vezes, redução do índice do stress pessoal.
Especialmente na terceira idade, o espaço de trabalho em casa torna-se importante, garantindo realização, independência e contrapondo-se ao vazio e à solidão.
O único problema é a possível interferência da vida profissional na pessoal e vice-versa. A casa é o espaço yin do repouso; o trabalho é o momento yang da atividade. Muitas vezes, o percurso casa/trabalho/casa funciona como elemento de ajuste entre essas duas polaridades.
Existem recomendações especiais para o espaço do trabalho em casa:

  1. Quando possível que esteja situado em construção anexa, independente;
  2. Quando dentro da casa, que possua entrada independente. Caso não seja possível, situá-lo próximo à porta principal, preservando-se a intimidade;
  3. Quando o escritório situa-se dentro do corpo da casa, algumas medidas são especialmente recomendadas:

– a primeira é separar as duas linhas telefônicas: residencial e a comercial;
– Não criar uma situação improvisada ou desleixada, mas adquirir um mobiliário adequado e vestir-se de forma condizente;
– Não deixar material de trabalho espalhado por outros ambientes da casa;
– Ao fim do dia, isolar o escritório, desligar o telefone acionando a secretária eletrônica, e “voltar para a casa”, fazendo atividades de passagem para o momento de descanso.
 Se não tomarmos esses cuidados, corremos o risco de não conseguir relaxar a mente e descansar, criando um excesso da polaridade yang (movimento e turbulência), na casa e na vida, ininterruptamente.”
Transformar a garagem de casa no escritório foi a melhor opção que já fiz, além de ser uma atitude mais sustentável e econômica … dá para administrar melhor o tempo, possibilitando à dedicação em outras áreas importantes da vida.

Fonte : Arquitetura Ambiental Chinesa- Carlos Solano

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.