Paris … vida moderna num palco de história !

Paris … linda, romântica, artística e poética, como no mais recente filme de Woody Allen, ela também me conquistou !
Seus monumentos, carregados de história, falam de um tempo onde Deus está presente nos detalhes arquitetônicos. As igrejas, palácios, museus destacam- se não somente pela beleza e suntuosidade, mas pelo enquadramento perfeito, numa perspectiva onde o centro ” salta aos olhos ” como um presente e as laterais, não menos importante, emolduram com respeito, formando um conjunto equilibrado e harmonioso. Quando vi a Torre Eiffel pela primeira vez foi emocionante, além da sua imponência, com seus 320 metros, foi projetada ali com tanto talento que no meio de suas estruturas principais você pode visualizar, exatamente no centro, o palácio de exposições, o Palais de Chaillot.
Quanta maestria !!!
E o passeio no Sena ? De barco ou a pé revelam a cada deslocamento, de uma ponte a outra, as surpresas e encantamento dessa cidade. Nas suas margens, parisienses aproveitam o tempo para tomar sol, caminhar, conversar, namorar, ler e sobre as pontes, atravessar  de um lado para o outro para trabalhar, estudar e conhecer toda diversidade cultural e turística que a cidade oferece. Tive a oportunidade de numa noite quente fazer um programa típico dos parisienses de todas as classes sociais … sentar na Pont des Arts e curtir uma conversa gostosa, observando as luzes da cidade refletidas no Sena, em constante movimento de barcos. Grupos de amigos, família e namorados levam ” comes e bebes ” e se divertem fora de casa, de uma maneira prática, segura e econômica. Por falar em econômia, normalmente moram em apartamentos com metragem quadrada pequena, oque incentiva a curtir ainda mais a cidade, repleta de cafés. Estes possuem disposição de mesas e cadeiras voltadas para o exterior, onde as pessoas sentam-se lateralmente, uma as outras, de frente para as ruas, como um espetáculo para ser vivenciado.
As igrejas são lindas … Notre Dame … Saint Germain … Sacre Coeur, com o afresco da imagem de Jesus pairando no céu é inesquecível e tem uma energia poderosíssima e a exclusiva igreja Saint Chapelle que recebe em grande estilo, num  concerto de Vivaldi com as Quatro Estações, que tive o privilégio de assistir, cuja publicidade do evento acontece em cartazes nas ruas e no metrô, incentivando à cultura à todos.
Dedico este post à anfitriã Ana Tereza, pelo carinho, generosidade e pela oportunidade concedida de conhecer uma Paris ainda mais alegre, emocionante e requintada.

Foto : Arco do Triunfo por Kiko Albert
7 comments
  1. Caaaaa!!!! Que feliz te ver de volta renovada, inspirada, agradecida, energizada para compartilhar conosco a Perfeição que sustenta toda forma!!! Saudades!!! Beijo carinhoso, amiga querida!!!

  2. Senti os “ares de Paris” com o que vc escreveu … 😉 e saudades dessas sensações … dessa Magia! Como é revigorante o Novo! E principalmente estar saboreando e vivendo o Momento Presente … Q Deliiicia minha Amiga!!! Grata Querida

  3. Querida! que lindo post, acertivo com as emoções e as sensações vividas em uma viajem exuberante e feliz! vamos comemorar o amor, vida! vamos comemorar a paz, vida! Tudo de bom de belo e de luz! à cidade luz PARIS!

  4. Que gostoso poder ler o seu belo olhar sobre Paris!
    Pelo que li, aproveitou cada segundo merecedor dessas sensações.
    Quero muito ver as fotos!
    beijão

  5. Lindo mamy, adorei…quero ir tbm beijos amo vc

  6. Carla,
    Que lindas palavras!!! Maravilhosa viagem!!! Fico muuuuito feliz que você tenha aproveitado tanto o passeio e ter recebido tanta Luz!!!
    Fico feliz também que você está de volta. Bem-vinda!!!
    Beijos,
    Mariana

  7. Oi amiga!
    Muito legal saber que você aproveitou a beleza de Paris, se encheu da energia positiva que paira naquela maravilhosa cidade.
    O mais legal é perceber que seu foco foi direcionado ao BELO e a LUZ !
    Que bom que já está de volta, mantenha a energia!!!
    Beijos,
    Sirlene

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.