Flexibilidade


Tui Shou é uma arte marcial e esse termo chinês pode ser traduzido como mãos coladas. A prática é realizada entre duas pessoas e tem como aprendizado, ceder (yin) e expandir (yang), mantendo contato e acompanhando as transformações das situações que se apresentam.É interessante observar que ao ceder sob aplicação de uma força, pode se fazer uso desta contra quem aplicou, usando a força do adversário contra ele mesmo.
Tenho treinado duas vezes por semana, dez minutinhos depois da aula de Tai Chi Chuan e observo que a flexibilidade, levando em conta o eixo do corpo, o equilibrio da mente e o movimento do quadril são extremamente importantes nessa técnica.
Na natureza temos o Bambu que é flexível, ao contrário de outras árvores mais rígidas, que durante uma ventania ou tempestade se quebram, devido a resitência.
Este é um exemplo … uma lição que pode ser aplicado na vida, na ” dança ” das relações familiares, profissional, entre amigos e colegas, no treino da sensibilidade no que diz respeito a sentimentos, atitudes e ações, incorporando a idéia do movimento yin e yang, em busca de relacionamentos mais equilibrados e saudáveis, no caminho do Tao, da Unidade … da Perfeição.
Video Tui Shou :  http://youtu.be/aNlVJeCH-JE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.