Cusco- Capítulo 2


No post do dia 6 de maio de 2014, deixamos registrado imagens, observações e sensações de alguns sítios arqueológicos de Cusco e agora, no Capítulo 2, damos continuidade com Chinchero, Moray e Salineiras de Maras.
Para acesso as Ruínas de Chinchero, passamos por um vilarejo gracioso, onde casas são construídas sobre base de pedras com tijolo de barro, prevalecendo o tom terroso em contraste com as roupas coloridas das artesãs e os arranjos de flores na entrada das casas. Muito convidativo! A maioria das casas, não só em Chinchero, mas em Cusco em geral, possuem acima do telhado, dois touros e uma cruz como símbolo de sorte e proteção.

A passagem pelo arco marca a entrada ao destino e a partir daí, podemos observar que os espanhóis invasores aproveitaram as ruínas dos Incas para servir de base para suas edificações, notado na igreja, no museu e em outras construções locais.
Existe um enorme pátio entre a igreja e o museu, local que inspira reflexão, vontade de desenhar, tendo a cruz como referência …
[GALLERY=138]
… mas temos muitas coisas para experienciar por ali e caminhando um pouco mais, um enorme campo se abre e uma belíssima vista montanhosa vira cenário para fotos. Esse lugar inspira sensações de paz, plenitude e liberdade.
[GALLERY=139]
Moray e seus círculos concêntricos, projetados em terraços de diversas alturas proporcionais, foram para os Incas como um laboratório agrícola, sendo que as plantas se adaptavam a um determinado patamar, dependendo de sua necessidade de luz, sombra, umidade, calor e etc. Além dessa função, possui potencial para equilibrar pólos opostos, como pude constatar antes mesmo de conhecer o local, conforme explanei no post “A pulsação e Integração de Moray”, do dia 28 de abril de 2014.
[GALLERY=140]
Nas Salineiras de Maras observam-se camadas escavadas nas montanhas, acompanhando a curva de nível e  formando pequenas piscinas onde se deposita o sal, que vem através de dutos e são encaminhados de uma fonte de água salgada, a 3.100 metros de altitude e existem desde a era Pré-Inca … é incrível e inacreditável! Até então conhecia só o sal extraído da água do mar !
[GALLERY=141]
Em breve, cenas e emoções do Capítulo 3.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.