A Régua da Compaixão!


Ficou mais fácil entender o sábio chinês Lao Tse e o Tao Te Ching através da interpretação de Roberto Otsu, no seu livro “ O Caminho Sábio”. O livro possui um baralho com 81 aforismo sobre a sabedoria chinesa e hoje, ao “acaso”, o meu inconsciente escolheu o aforismo 67, cujo tema é “ A Régua da Compaixão, da Parcimônia e da Modéstia”.
Diz assim:
“ Quantos quilômetros mede uma moeda de 5 centavos? Quantos milímetros existem entre Curitiba e Manaus? São perguntas muito estranhas. As respostas, então, serão mais estranhas ainda.
Isso indica que existe uma unidade de medida para cada objeto. Existe uma régua para cada coisa, e não se pode medir tudo com base em um único padrão. Pode ser que o padrão a que estamos habituados não sirva para medir determinadas realidades. Se não tivermos consciência das dimensões das várias realidades da vida, vamos medir tudo sempre com a mesma régua. E as respostas também vão ser muito estranhas…
Uma pessoa elevada valoriza a sabedoria e a profundidade. Essa é a sua régua, essa é a sua dimensão. E, assim como no quilômetro estão contidas subunidades como o metro, o decímetro, o centímetro e o milímetro, na sabedoria também estão contidas outras realidades menores, como o conhecimento, os conceitos, a inteligência, as informações e as palavras. Por isso, palavras, conceitos e conhecimento não são necessariamente sabedoria.
Uma pessoa que não intui o que é o Caminho pode acabar medindo-o com uma unidade de medida errada, com uma régua qualquer. Com isso, poderá achar que o Caminho é um conceito excessivamente grande ou excessivamente pequeno, algo que desconsidera os costumes, o bom senso, a ética, a moral e a dignidade.
Compaixão, parcimônia e modéstia não são padrões para maior parte das pessoas. Não correspondem à régua que eles estão acostumados a usar para “medir” os outros. Poucas tomam essas qualidades como referência para a própria vida. Por isso desvalorizam ou até menosprezam aqueles que seguem o Caminho”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.