Simbios


Foi em 1988, há 28 anos, quando fiz meu TGI (Trabalho de Graduação) de Arquitetura e Urbanismo, na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, com o Tema: Integração da Terceira Idade na Sociedade, na qual dei o nome de Simbios.
Naquele tempo expressávamos o Projeto de Arquitetura em papel vegetal, caneta nanquim, normógrafo e réguas pra escrever letras e números e lamina “gillette” para raspar e apagar, caso errássemos. Já vivi incômodo, depois de formada, de estar grávida de 8 meses, debruçada numa prancheta, em um projeto enorme, exigindo manobras corporais para execução do desenho. Nossa, essas ferramentas não parecem ser dessa vida …, mas como tudo é prático agora, onde através do computador, com programas de desenho e internet, tudo ficou mais fácil!
Mas o tema que desenvolvi na época, parece não ter tido tanto avanço assim, pelo menos no que se refere ao reconhecimento do valor do idoso na sociedade, como na possibilidade dessa faixa etária se manter, economicamente falando.
O projeto que desenvolvi parte do princípio que a saúde física e emocional começa ser um problema quando o ser idoso se vê numa situação de inutilidade. Quando todo seu conhecimento, talento e sabedoria não são mais valorizados, somado muitas vezes à solidão.
A Proposta da Simbios, com quase 9.000 m2 de área construída, é viver em “Comunidade”, com possibilidade de desenvolvimento em uma área de acesso Comercial, na disponibilidade e colaboração, facilitando e agregando recursos para viver nesse espaço, de acordo com o talento e reservas financeiros adquiridos ao longo da vida. O espaço conta também com uma infra – estrutura de Lazer (restaurante, teatro, piscina, quadras esportivas, espaço de convivência, áreas verdes) e uma infra- estrutura na área da Saúde (farmácia, salas de fisioterapia, nutricionista, médico de clinica geral, psicólogos  e postos de enfermagem), além, é claro, do setor Habitacional (Apartamentos de 45m2 com portas e banheiros projetados para cadeira de rodas) com posto de atendimento e área de convivência em cada andar.
Foi bom rever esse meu primeiro Projeto, que tirei do tubo, desenrolei e deixo agora respirar um pouco, expandindo energia de viver o Bem, o Belo e a Luz em qualquer momento da vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.