A Teoria Brasileira do Amor!

O documentário “A Teoria Sueca do Amor” de Erik Gandini trouxe respostas que tenho buscado em estudos de como viver mais feliz, levando em conta os relacionamentos, não só o de casal e familiar, mas a interação social com pessoas que possuem a mesma “cola”, ou seja, ideais e hábitos semelhantes.

Segundo o documentário, a Suécia apesar de ser exemplo mundial de uma sociedade perfeitamente organizada, onde seus indivíduos possuem oportunidades iguais para uma existência livre, com liberdade financeira, sem dependências físicas e afetivas em função do dinheiro, há um grande índice de suicídios, a metade da população vive sozinha, mulheres cada vez mais são mães solteiras que recorrem a bancos de sêmen e idosos morrem sem ter ninguém para compartilhar seus últimos momentos e muitas vezes nem suas heranças.
O calor humano parece ser evitado, assim como os conflitos de idéias que uma relação pode trazer não são valorizadas para um crescimento em conjunto e assim as pessoas com receio do contato vão se tornando mais independentes, porém mais infelizes, esquecendo que a interdependência vivifica em nós a capacidade de expressarmos o nosso melhor para o outro, permutando nossos dons e compartilhando a nossa essência.
Aqui no Brasil penso que temos muitos aspectos a resolver com relação à educação, saúde, à liberdade financeira para todos e conseqüentemente a segurança de viver sem os medos que nos tomem ou que nos falte, mas temos o tal do “calor humano” e a vontade de compartilhar, de estarmos juntos para acolher e celebrar a vida.
Dentro do meu trabalho, observo o quanto que o programa dos meus clientes inclui em seu “briefing”, mesmo que não se tenha uma grande área disponível, espaço de lazer para receber os amigos, na comprovação de que juntos somos a força que move a vida em busca da Felicidade.
Na ilustração, Desenho em 3D de uma Área de Lazer desenvolvida para um cliente que adora cozinhar e deseja compartilhar seus dons com a sua companheira e amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.