“Hall”- separando dois mundos.

Nos tempos pré- históricos, em que a sociedade nem mesmo existia, o homem já delimitava o seu território. Desde então, a entrada constitui a noção do espaço mais importante.
É o primeiro eixo de oposições do espaço arquitetural, utilizado para separar dois mundos ( o externo e o interno) e dois modos de ser: o profano, e o íntimo ( ou sagrado).
O Vestíbulo de entrada (” Hall” ) ou Átrio protege a intimidade do movimento das ruas, sendo concebido como um “redutor de velocidade”, necessário à acomodação do olhar e do passo a uma nova situação. Essa é uma das funções da “transição de entrada”, que pode expressar-se por uma solução espacial, por uma mudança do nível do piso, mudanças de sons, de direção, de superficie, de panorama. Ao entrar em casa, a pessoa deveria amoldar-se a um espírito intimista, e relaxar, liberando a tensão e o distanciamento próprios da conduta nas ruas. A entrada cria em nossa mente a transição psicológica, e nas residências que dispõem desse tipo de espaço os ambientes internos são mais preservados.

Referência Bibliográfica – Alexander, C. F.-1980.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.