Escolhi este texto do arquiteto e escritor Carlos Solano, que através da personagem de Dna Francisquinha, sua faxineira sábia… deixa claro as virtudes das cores para abençoar e curar o nosso lar.
Resumindo a introdução do texto “A Benção das Cores” para a revista Bons Fluidos (março de 2006) :
…ele fala do AZUL que nos inspira e atrai o poder de Deus …o AMARELO que traz sabedoria e equilíbrio e o VERMELHO como ” o fogo do amor ao próximo, que comove o coração de Deus”.
Continuando o texto na integra …
Para proteger a casa, é só visualizar a chama trina do coração (azul/poder, amarelo/luz, vermelho/amor) expandindo em raios pela moradia.
” O branco é a túnica do Cristo transfigurado ! É a cor da PÁSCOA ! ” Francisca lembrou. O branco silência a alma, traz leveza, liberdade, limpeza… Como representa a realização do plano divino imaculado, aparece como uma auréola de luz, envolvendo a cabeça dos santos. Mas a PÁSCOA tem ainda outros coloridos. ” Se o branco soubesse o mimo que o roxo tem, ” panhava” sol e sereno pra ficar roxo também, graceja Francisquinha. É que o tempo de preparação da festa ( a Quaresmeira) recebe a cor roxa, que ficou então associada à purificação, aos apelos e à misericórdia divinos. Daí também a idéia do roxo estimular a ordem e perfeição, qualidades que abrem a casa para as bençãos desejadas, afirmando: ” Meu lar é a pureza que Deus deseja”.
Depois da rezação da PÁSCOA, vem um tempo sagrado que, segundo a religião, tem a cor verde, da cura, da caridade e da renovação espiritual. Um verde-clarinho na parede ajuda contra o estresse e os conflitos, criando um ambiente calmo, mas com muita energia.
E do louvor, qual é a cor? E da compaixão, então? Perguntei a Francisquinha. Observadora, ela me conta que descobriu no amanhecer e no entardecer uma nova cor, que batizou de rosa-sol. Para ela, essa luz meio violácea é a benção amorosa da Mãe de Deus para os tempos atuais. ” Essa ajuda do céu é real e pode ser acolhida todos os dias “, conclui Francisquinha, emocionada. O rosa estimula o perdão e é bom visualizá-lo no peito ou representá-lo no centro da moradia.
Em pouco, muito se diz. Depois dessa faxina em prosa e verso, tive a certeza de que, para a vida fluir, basta a alma, com bençãos, colorir…
É a sincronicidade da Era de Aquário ….. 😉
Cai, vamos atrás dessa faxineira!!! Q benção ter um Ser assim Iluminado trabalhando em nossa Casa!
Bj
Cá, fantástico!!!
Adorei seu blog…não poderia deixar de falar em toda esta sincronia, toda sensibilidade e amabilidade que faz do seu trabalho uma conquista que nos passa muita paz e luz!!!
Parabéns! o todo é UNO…e com certeza para mim você é mais que especial!
Excelente amiga e profissional….
bj Wânia Rodrigues