O Antes e o Depois do Paiol

O antigo paiol do sítio São João será reformado para se tornar um aconchegante chalé.

A ideia do nosso projeto se baseou na sustentabilidade e em não descaracterizar o espaço existente, mantendo a mesma estrutura, com as tábuas de madeira e colunas existentes.
Mas, levando em conta que existe uma fresta entre uma madeira e outra e que principalmente nesse frio seria impossível usufruir desse abrigo, vamos fechar os vãos com ripas de madeira externamente e internamente o aconchego térmico ficará por conta de um “sanduíche” de chapa de isopor e madeira.

Na parte nova teremos uma pequena sala com uma bancada de cozinha, com cuba, cooktop e frigobar, um banheiro e um deck para encontros e yoga.

Esta reforma será feita de maneira ecológica pela empresa Acquaflui, de soluções ecológicas, sob condução do engenheiro construtor Jeferson Rogério. Serão feitas instalações ecológicas para captação da água da chuva, separação de águas cinzas e águas pretas, com posterior tratamento de cada uma para reutilização. As madeiras originais do espaço serão reformadas e reaproveitadas, adicionando-se novas madeiras para completar os revestimentos, com uso também de terra do próprio local para paredes novas, feitas na técnica de Adobe, que prevê uso de terra, água, palha e eventualmente areia. Assim, tanto o impacto ambiental da própria construção/reforma faz-se baixíssimo, bem como as soluções adotadas prevêem a captação consciente e reutilização das águas, foco principal da empresa Acquaflui .
Esta, além das instalações de saneamento ecológico, trabalha com aquaponia (cultivo aquático de hortaliças com cultura de peixes) e manutenções e instalações de lagos, aquários e piscinas naturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.